28 novembro 2010

Tempo de Advento


A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

Espiritualidade do advento

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.
Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!
O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, "lutando até o sangue" contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.
No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus (e não dos bens terrenos), que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.


19 novembro 2010

Encontros de Advento


Todos os cristãos batizados da nossa paróquia são convidados a formarem seu grupo no quarteirão, movimento, pastoral, serviço ou organismo para realizar os quatros encontros do livro “Encontros de Advento, preparando o Natal”.
Com estes encontros a Igreja Católica quer levar os fieis a refletirem sobre o verdadeiro sentido da comemoração do Natal e recuperar a sua verdadeira dimensão, que é o fortalecimento da nossa fé, esperança e caridade, apresentando como lema e inspiração para este ano “Vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador” para celebrar o amor de Deus, presente nos acontecimentos da nossa vida.

Para preparar os dirigentes dos Encontros de Advento, aberto a quem mais desejar participar, o numeroso Grupo de Leitura Orante Paroquial realizará os quatro encontros nos dias 23 e 30/11, 7 e 14/12, (terças-feiras), às 20h.
Afinal, o aniversariante no Natal é Jesus Cristo ou o Papai Noel, um velhinho consumista, barbaridade? Responda com atitudes.
Mais informações e material na secretaria da paróquia: 3222-3678.


Noite Feliz no Seminário




Pelo terceiro ano consecutivo, o Seminário Diocesano de Pelotas promoverá o Noite Feliz, tendo como principal objetivo resgatar o verdadeiro sentido do Natal, ou seja, preparar os corações dos fieis para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, nosso salvador.

O evento acontecerá nos dias 3,4,5 e 10,11,12 de dezembro (de sexta a domingo), sempre às 20h, sendo de R$ 3,00 o valor do ingresso para adultos; crianças contribuirão com l kg de alimento não perecível.

A programação terá o seguinte desenvolvimento: 20h – acolhida na Capela do Seminário; às 20h30min, inicia o percurso da peregrinação por uma trilha entre as árvores com o Caminho do Evangelho; segue-se o inicio do Itinerário do Advento, visitando os profetas e o presépio; na seqüência, os expectadores serão levados a percorrer o Caminho da Luz.

O encerramento se dá com a apresentação de corais e bandas. Integra a programação a visita à Feira do Artesanato. Por fim, uma parada Praça de Alimentação é uma boa pedida.
JP conhece e recomenda. É uma experiência enriquecedora. Confira!

O endereço do Seminário é Av. Dom Joaquim, 1458, (53) 3223-0718.

06 novembro 2010

Primeira Eucaristia


Neste domingo, 07/11, temos a Missa da Primeira Eucaristia, onde os participantes receberão pela primeira vez o Corpo e o Sangue de Cristo.
E logo em seguida, às 12:00, churrasco de confraternização no Salão Paroquial.

Compareça!



02 novembro 2010

Apostolado da Oração



Programação de Novembro

05/11
AO da Comunidade N. Sra das Graças (Areal)

12/11
AO da Matriz N. Sra. de Fátima

19/11
AO Capela da Sta. Casa de Misericórdia (Catedral)

21/11

08:00
Abertura do Congresso Diocesano do Apostolado da Oração e Festa de Cristo Rei com a presença do Padre Sereno - Diretor Regional do Apostolado da Oração.

Local:
Auditório Dom Antônio Zátera
Universidade Católica de Pelotas, R. Félix da Cunha, 412

16:00
Saída da Procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus até a Matriz do Porto.
Logo após Missa Festiva de encerramento do Congresso Diocesano do Apostolado.
Presidida por Dom Jacinto Bergmann e demais bispos e presbíteros.

Também postado no blog do Apostolado da Oração, que criei em 2009.

01 novembro 2010

O site da igreja

Estamos com um site, mas por ser começo ele está redirecionado aqui para o blog, e conto com a ajuda de vocês, logo suas sugestões serão bem-vindas!


Não tenham medo, comentem, deem idéias.