Dízimo


O verdadeiro dízimo

Em sua mensagem no boletim informativo paroquial, nosso pároco divulga o Projeto Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, demonstrando que o dízimo é bíblico, pois está fundamentado na Palavra de Deus, devendo, por isso, basear-se na teologia da gratuidade e alteridade, dar sem nada receber. O Dízimo, dado por amor a Deus, deve ser oferenda, partilha e missão. Pe. Edison critica um dízimo baseado na Teologia da Prosperidade (dar para ganhar mais, para acumular mais) e o da Teologia da Miséria (dar as sobras do tempo e dos bens). O verdadeiro dizimo é também missão, doação do nosso tempo para ajudar a espalhar o Reino de Deus, levando a sua palavra aos que estão afastados, através das pastorais e serviços existentes na paróquia. Nossa oferta mensal em dinheiro mantém o templo e as necessidades materiais; mais do que isso, é partilhado com os irmãos carentes e financia a missão. Não cai do céu e nem vem de Roma. É nosso compromisso. Doe pouco ou muito do seu tempo ou dinheiro, mas doe.
Deus tudo nos dá; por amor nos deu Jesus Cristo, que morreu na cruz para nos salvar.
Através do Dizimo retribuímos a esse Deus-Amor. Dízimo não é taxa, não é imposto, não é mensalidade, não é uma divida comercial; é manifestação do nosso amor a Deus. O valor, maior ou menor, generoso e sem limites, e o tempo que dedicamos às coisas de Deus depende do tamanho do amor a Deus e aos irmãos.

Pe. Edison sugere as seguintes leituras sobre os fundamentos bíblicos: MT 10,5-10; Nm 18,23-24; Dt 16,16-17; Eclo 35,4.6.8-15; Lc 18,8-14; Lc 21,1-4; At 2,42-47. Reflita.