Paróquia do Porto




Bem-Vindo ao Blog da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da Arquidiocese de Pelotas, também conhecida como Igreja do Porto, com sua matriz localizada na Rua Alberto Rosa, 251, esquina com à rua Gomes Carneiro.


Pároco:
Pe. Edison Stein
Vigário:
Pe. Severino Augusto Frizzo



Dados Históricos

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada em 01/11/1912 pelo primeiro bispo de Pelotas, Dom Francisco de Campos Barreto, que nomeia como 1º pároco o Pe. Manoel Guinot Bernat.
Dada a participação sempre maior de fiéis, a igrejinha de madeira ao lado da atual matriz tornou-se pequena, sentindo-se a necessidade de um templo maior, qual foi construído em terreno doado pelo casal Evaristo Alves Ribas e Ambrosina Ribas.
No dia 7 de setembro de 1917, houve a transferência da antiga igreja de madeira para a nova, embora inconclusa, sendo inaugurada, oficialmente, em 24 de novembro de 1921, com muita pompa e alegria dos fieis, sendo sua beleza arquitetônica admirada por todos que a visitavam e iam fazer suas devoções.
A igreja, de arquitetura barroca romana, possui um belo altar de madeira esculpida. Entre as imagens em seu interior, a que se destaca é a do padroeiro Sagrado Coração de Jesus. Sua torre com 40 metros de altura, tem três sinos, batizados com os nomes de Jesus (o maior), Maria (o médio) e José (o menor) e é encimada pela imagem de Cristo com os braços estendidos com uma luz acesa no coração.
A paróquia é constituída pelas Comunidades Sagrado Coração de Jesus, da matriz, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e São Pedro.
Fonte: Livro Tombo