26 junho 2009

A Igreja Católica

A Igreja Católica, chamada também de Igreja Católica Romana, e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja cristã colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro, nao sendo considerado pelos católicos como o representante de Deus na Terra . Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Ela não pensa como uma Igreja entre outras mas como a Igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa universal em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada no Evangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo Código de Direito Canónico, ela se compõe, além da sua muita bem conhecida hierarquia ascendente que vai desde do simples diácono ao supremo Papa, de vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas, os institutos seculares e uma ampla diversidade de organizações e movimentos de leigos.

Fonte: Wikipedia

As Ordens religiosas são a forma mais comum de organização da vida consagrada em várias confissões cristãs, mas mais especialmente na Igreja Católica.

Basicamente, existem quatro tipos de ordens religiosas:
  • as monásticas: são formadas por monges (de sexo masculino ou feminino), que vivem enclausurados num mosteiro.
  • as mendicantes: são formadas por frades ou freiras, que vivem em conventos.
  • as regrantes: são formadas exclusivamente por cónegos regrantes.
  • as de clérigos regulares: são formados exclusivamente por clérigos regulares ou consagrados (os cónegos são excluídos). Eles não vivem uma vida comunitária tão enclausurada e austera como os monges ou como os frades, tornando-se por isso muito mais disponíveis para o apostolado.

As ordens religiosas nasceram da necessidade do Cristianismo de agrupar esforços móveis no sentido da propagação da religião.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário