05 agosto 2009

Vem e segue-me!

O chamado de Jesus

O
chamado de Jesus - Vem e segue-me - com toda evidência supõe fé, vontade, renúncia e sacrifício. São requisitos inerentes, tanto para o consagrado, quanto para o leigo disposto a assumir o seu papel de cristão, dentro da igreja. (Pe. Severino Augusto Frizzo)

Texto extraído do Jornal do Porto, de agosto, na coluna Palavra do Pároco, com o tema Os escolhidos de Jesus.

Mês Vocacional

Este é o mês das Vocações, e neste ano de 2009 o tema é "Há esperança no caminho" e o lema: "Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho" (Lc 24,32).

Primeira semana:
Vocação para os ministérios ordenados: bispos, presbíteros e diáconos.

Segunda semana:
Vocação para a vida em família.

Terceira semana:
Vocação para a vida consagrada (religiosos).

Quarta semana:
Vocação para os ministérios e serviços na comunidade (leigos).


Pastoral da Comunicação (Pascom)

Integrada pelos Mensageiros do Sagrado Coração, é uma pastoral de conjunto, e permeia todas as demais, posto que suas ações são realizadas em busca da melhoria da comunicação paroquial no âmbito interno, como um todo, e externo, através dos meios de comunicação social para a expansão do Reino de Deus.
Assim a Pastoral da Comunicação não deve ser confundida com um mero departamento de divulgação da paróquia, embora esta atribuição faça parte das ações.


O texto "Epístola a um sacerdote", do nosso Coordenador da Pascom, Aldevar Araújo está ótimo.
"... Sei que um padre não precisa tanto de homenagens, cumprimentos e honrarias, mas de demosntrações de carinho, afeição, presença e apoio para o cumprimento de sua missão. Sei também que o padre coloca sua vida nas mãos de Deus para nos servir, esperando em troca que amemos nossos irmãos, demonstrando-lhe que não deu a vida em vão e que aprendemos as lições das suas homilias. Desculpa também pelos "católicos de missa", que não te ajudam na missão de levar a Palavra de Deus."...
(Texto de abertura do Jornal do Porto, agosto/2009)

Pastoral do Dízimo

É a equipe composta por representantes das quatro comunidades, responsável pela administração dízimo, a ser aplicado em três dimensões:

Material - refere-se à manutenção e funcionamento da estrutura da igreja: templo, salão paroquial, capelas, ou seja, pagamento das despesas para manter a igreja funcionando como água, luz, telefone, salário do padre e funcionários, consertos, reformas, material de limpeza, de expediente e muito mais.

Social - outra parte do dízimo deveria ser destinada às obras de assistência social para o atendimento material e de promoção humana das pessoas carentes das comunidades.

Pastoral - nosso dízimo deveria ser suficiente, ainda, para custear cursos e encontros para melhor formação de agentes de pastoral e o material de evangelização escrito necessário como livros, folder, bem como, despesas de viagens para congressos, etc.

Equipe de Catequese

A ação catequética para os sacramentos de iniciação se desenvolve à luz da desafiante proposta de Aparecida, que é formar discípulos missionários para uma igreja em contínua renovação.
Aliás, sob esta ótica a catequese dura a vida toda.

Primeira Comunhão, Perseverança, Batismo, Crisma, Jovens e Adultos.

Equipe de Liturgia

A celebração de todos os sacramentos e atos litúrgicos merece cuidadosa preparação da Equipe de Liturgia, composta pelos responsáveis pelas celebrações da matriz e das comunidades, iniciando com a avaliação das atividades da semana que passou.
A equipe reúne-se às terças-feiras, às 20 horas, na Casa Paroquial.

Missas Especiais

Missa das Crianças: domingo, às 10 horas.
Missa da Caridade: primeiro sábado e domingo de cada mês.
Missa da Família: último domingo do mês, às 19 horas.
Missa do Emaús: terceiro domingo do mês, às 19 horas.

Missas de formaturas e de bodas

Ação Social

Reune-se todas as terças-feiras, das 14 às 17, no salão paroquial, para uma rica espiritualidade, estudo bíblico com partilha da palavra, confraternização e execução de trabalhos manuais como pintura em tecido, crochê, tricô - fabricação de blusões, colchas, costura reta (aliás, precisa-se urgente de uma costureira).
Além disso, o grupo faz arrecadação de roupas usadas a serem doadas a pessoas carentes, através da Comunidade Nossa Sra. do Rosário.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração foi uma das mais importantes associações de nossa paróquia, chegando a ter mais de quinhentos (500) participantes, mas hoje em dia está com um número bastante reduzido.
Trata-se de uma linda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que une oração e vida, através de diversas ações durante o ano.
Sua grande missão, no entanto, é a ajuda na realização da Festa do Padroeiro.
O grande desafio no momento é a conquista de novos integrantes. Os encontros acontecem no salão paroquial sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Agenda

Encontros de Batismo
Estão abertas as inscrições para o Curso de Batismo de agosto com a seguinte programação:
15/08 - 13:30 - Primeiro encontro
16/08 - 10:00 - Apresentação dos batizandos à comunidade na Missa das Crianças.
22/08 - 13:30 - Segundo encontro
23/08 - 16:00 - Batismo.

Almoço Comunitário
A Comunidade do Rosário promove almoço, dia 16/08, no salão paroquial, em prol das obras de reforma da sua sede, que já estão no fim. Colabore!

Painel sobre a família
Nossa paróquia, em conjunto com o Movimento Familiar Cristão (MFC), celebrando a Semana Nacional da Família, promoverá um painel no dia 12/08, às 20:00 no salão paroquial.
Temas:
Família, fundamento de amor.
Família que reza reunida, permanece unida.
Segure a mão de seu filho.

Jantar da família
O MFC e a Pastoral Familiar convidam a todas as famílias para o Jantar Dançante da Semana Municipal da Família, que ocorrerá no dia 14/08, às 20:30, no Clube Brilhante, ao preço de R$ 15,00.

Encontro de noivos
O encontro de noivos que é mensal e sempre acontece no terceiro fim de semana do mês, ocorrerá nos dias 18 e 19 deste mês, a cargo de Equipes do MFC, no Campus II da Universidade Católica.
Informações: 3222.3678
O encontro, como se sabe, é condição para o casamento religioso.

Véu e grinalda
Subiu ao altar neste dia 02/08 Rebeca Recuero e Luiz Frederico Siqueira.
E casam dia 23/08 Daniel D'avila Kóisi e Lílian Fernandes.
Parabéns aos noivos!

Missa da família
Convidamos a todas as famílias cristãs para a Missa da Família especial que acontece sempre no último domingo do mês, às 19:00, cuja liturgia é coordenada pelo Movimento Familiar Cristão.

Missa de formatura
Nossa bonita igreja matriz foi a escolhida para a celebração da missa em Ação de Graças pela formatura do Curso de Comunicação Social da UCPEL, dia 16/07.
A colação de grau foi no Theatro Guarany, dia 17/07.
Parabéns e muito sucesso profissional ao Thiago Araújo, vice-coordenador da Pascom, e a todos os formandos de Jornalismo e Publicidade.

Nosso obrigado aos patrocinadores do Jornal do Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário