10 setembro 2009

Bíblia

Foto: Internet

Foto: Internet

Fotos do blog, Garotada Missionária


Leitura orante da Bíblia
Irmã Marisane Erd
"Deus continua falando com seu povo!"

A Bíblia é a história de um povo que conseguiu perceber Deus presente em sua caminhada.
A leitura da Bíblia, foi sistematizada, por um monge chamado Guigo, de forma que ficasse mais fácil para as pessoas compreenderem o texto bíblico.
E para facilitar a leitura e a compreensão da Bíblia, organizou-a em quatro passos, que chamou de degraus.

São eles:

Leitura - ler o texto várias vezes até criar uma maior familiaridade. Pronunciar bem as palavras. Entrar em contato com o texto utilizando-se de muita atenção, respeito, escuta... Sugere que esta leitura também seja criteriosa, evitando e até excluindo uma leitura fundamentalista.
É preciso ver o texto dentro do seu contexto e origem.

Meditação - esse passo é um convite para que se atualize o texto e se consiga trazê-lo para dentro do horizonte da vida e realidade. A meditação é um ótimo espaço para que se medite e reflita o que há de semelhante e diferente entre a situação do texto com o hoje. Depois é importante resumir tudo que foi ruminado numa frase. Essa frase ajudará a recordar durante o dia o que foi meditado.

Oração - praticamente a oração está presente em todas as etapas. É importante que haja uma transparência no ato da oração e que o orante seja realista.

Contemplação - depois de ler, meditar e orar o texto bíblico e a sua realidade, chegou a hora de contemplar todo esse percorrido. "A contemplação nos ajuda a entender que Deus está presente na realidade". Pela contemplação é possível perceber a presença de Deus (e esta leva a um compromisso.) E com isso somos convidados ao compromisso com seriedade.

Objetivos da Leitura Orante da Bíblia


1. Conhecer
Queremos conhecer a Palavra que o Senhor nos revelou, saber qual o conteúdo da sua mensagem, ouvir o que o Espírito tem a nos dizer.
2. Conviver
Queremos viver de acordo com aquilo que o Senhor nos ensina. Queremos formar comunidades, viver como seus filhos... foi assim que viveram os primeiros cristãos (At. 2,42-47; 4,32-37).
3. Servir
Queremos nos colocar a serviço.
Assim como Jesus que veio para "servir e não para ser servido" (Mc 10,45).

Texto extraído do Jornal do Porto, set/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário