30 maio 2010

A Espiritualidade

A Missão

Eis o lugar central da cruz na missão de Cristo e do cristão. A cruz é o lugar onde se dá a doação suprema de si, da parte do homem, dom que torna possível a doação de si, da parte de Deus. A meta da divinização requer a cruz: só quando te entregas totalmente é que Deus se entrega a ti. Na missão: só quando te doas totalmente é que Deus entra no mundo. É por isso que os maiores apóstolos, os missionários mais ardentes amadureceram ao sol da Paixão de Cristo. A paixão pelas almas se acende no fogo da Paixão de Cristo.

A entrega, a dedicação "até o fim", o amor forte e firme, a doação que não recua, mesmo na mais densa e obscura treva, o progredir confiante rumo ao malogro certo, a vontade do Pai que o sustentava na mais esquálida solidão, o deixar-se desapossar de toda dignidade, o tornar-se "verme e não homem"... constituem o "caminho estreito" pelo qual Deus irrompe no mundo, é a doação de si do homem que permite doação bem diferente da parte de Deus, para si e para os irmãos.

Se não contemplas a Paixão, dificilmente o teu coração se aquecerá para a missão; dificilmente enfrentará e suportará as provações da missão; dificilmente amarás apaixonadamente as almas. Se não contemplas a Paixão, sentirás dificuldade até para ver o núcleo eterno de uma pessoa, aquilo que a tradição chamou de "alma".

É fácil ser perturbado pelas formas dos corpos atraentes ou repugnantes, ricos ou pobres, bem como trocar os aspectos externos e o fugaz esplendor pelo que deve ser objeto dos cuidados do apóstolo. Atenta para o que resta para salvar o que perece. Dissipa ao sol da Paixão a névoa das ilusões; ilumina as tortuosidades dos teus equívocos ao esplendor da Paixão; decide-te por uma missão sem hesitações, sintonizando-a com o coração aberto por ter dado tudo; vence os teus medos, fixando o teu olhar Naquele que transfixaram.

Como é possível perder o tempo, o pouquíssimo tempo de que dispomos, para correr atrás de nossas paixões pessoais, quando contemplamos a Paixão de Deus pelos homens?
Será que Deus está exagerando ao nos amar tanto, ou nós é que estamos espantosamente cegos ao nos desinteressar por esse amor?

Como é possível não termos uma paixão louca pelas almas, depois da louca Paixão de Cristo? Como não entregar-me à missão, depois que o meu Senhor fez doação de si?

As perplexidades, as dúvidas e as indagações acerca da missão dissipam-se na Cruz: a missão merece a doação total de si, porque é então que Deus se dá ao mundo, para torná-lo belo com a sua própria beleza, esplendoroso com seu próprio esplendor, libertado com seu próprio braço.
Abriga-te à sombra da Cruz sempre que a missão te pesa.
E o teu peso tornar-se-á leve e o teu irmão, suave.

Fonte: ComShalom

4 comentários:

  1. Olá, membros da igreja do Porto
    Passo pra lhes desejar ótimo Domingo e agradecer a adesão à nossa Blogagem Coletiva Espiritual.
    Amanhã comento, com carinho, o catequético post.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Como disse ontem, cheguei em casa e vim logo aqui para contemplar... sim, porque não deu só para ler o post que enriqueceu nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL cujo Tema era o Tempo... fiquei meditando no primeiro Retiro em que tinha medo de experenciar a PAIXÃO de Cristo Jesus...
    ...dez anos idos e ELE afastou, pela Fé que me concede, todo temor...
    Decanso n'Ele toda vez em que cansa corpo e mente...
    Ele é o meu refrigério constante!
    Só me é possível entregar-me... doar-me pela Ação do Espírito em mim.
    Meu tempo fica, aí, sendo todo d'Ele.
    Peço sempre a Ele que me tome e me leve onde me quiser...
    Grata por aderir e ajudar nessa partilha do Bem e do Amor.
    Cordiais saudações, meus irmãos na Fé...
    Amanhã tem mais dicas no meu post... Aguardo vcs por lá!

    ResponderExcluir
  3. Olá, vim conhecer seu blog... e ver o post da blogagem espiritual, e convidar para uma visita lá no meu cantinho...

    E estou torcendo para que este blog não pare...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Achei esse blog muito organizado e importante para todos, principalmente para a comunidade que se localiza a Igreja.
    Parabéns!
    xeros

    ResponderExcluir