30 abril 2013

Programação trimestral e a paróquia


PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Boletim Informativo online
(abril – maio – junho)

ABRIL
14 12h30 – Almoço comunitário em beneficio dos jovens – JMJ Rio 2013.
16 19h30 – Reunião dos festeiros da Festa do Padroeiro 2013.
28 08h30 – Batizados na Igreja Matriz.

MAIO
11 e 12 
Bênção as mães em todas as missas.
22 
19h30 – Encontro com os pais da catequese da 1ª e 2ª etapa.
30 
19h30 – Corpus Chrísti – Missa e Procissão.


FESTA DO PADROEIRO 2013

JUNHO
04,05,06 
19h30 – Tríduo em honra do Sagrado Coração de Jesus

07 - Sexta feira – Dia do Sagrado Coração de Jesus
8h às 21h – Programação especial: Igreja aberta para acolher as procissões.
10h – Missa
19h30 – Missa festiva

09 às 10h – Missa, seguida de almoço festivo no salão paroquial

14 e 21 às 19h30 – Preparação para o Batismo
30 às 8h30, Batizados, e 15h, Missa no Santuário de Guadalupe.

Horário das Celebrações

Comunidade da Matriz
Rua Alberto Rosa, 251
Sexta-feira: 
18h - Missa da Saúde, com bênção da saúde e de objetos.
Na 1ª sexta-feira do mês, missa em honra do Sagrado
Coração de Jesus com adoração ao Santíssimo Sacramento.
Sábado: 18h
Domingo: 10h – Missa das Crianças e 19h
Comunidade São Pedro
Rua Andrade Neves (Capela da Beneficência)
Missa aos sábados, às 17h
Comunidade Nossa Senhora do Rosário
Rua João Manoel, nº 145
Missa no 2º sábado, às 16h30
Comunidade São Francisco de Assis
Rua Visconde de Jaguari, 119
Missas no 1º sábado, às 16h30, e no 3º domingo, às 9h

Atividades fixas da Paróquia

Grupo de jovens: 
Reuniões aos sábado, após a missa – Salão Paroquial
Movimento de Emaús: 
Escola de Formação, às quintas-feiras, às 21h – Salão Paroquial

Grupos de oração
Sagrado Coração de Jesus: 
segundas-feiras, às 15h
 Oficina de Oração e Vida: 
quarta-feira, às 14h

Apostolado da Oração: 
Reunião 1ª sexta-feira do mês, às 16h
Confraria do Rosário: 
1ª quarta-feira do mês, às 15h
Pastoral do idoso: 
Reuniões às sextas-feiras, às 14h
Pastoral da Saúde: 
Reuniões às quartas-feiras, às 15h
Ação Social: 
Reuniões às terças-feiras, às 14h
Pastoral Social: 
Atendimento às segundas, terças e sextas-feiras, das 14 às 17h


BOLETIM EXPLICADINHO

Procissões ou Caminhadas

Trata-se de uma ideia inovadora. Na verdade, os paroquianos são convidados a fazerem várias procissões ou caminhadas, saindo de diferentes lugares durante o Dia do Padroeiro, 07 de junho, sexta-feira. A procissão ou caminhada pode ser individual, familiar, de movimentos, grupos, pastorais ou comunidades, escolas, finalizando com uma visita e oração na matriz, que estará aberta durante todo dia para acolher os penitentes que homenagearão ao Sagrado Coração de Jesus com esse significativo gesto.

Jovens na JMJ Rio2013

Nossa paróquia estará representada por dez jovens na Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, quando são esperados 2,5 milhões de jovens no Rio de Janeiro para encontrar-se com o Papa Francisco.
A JMJ é um evento internacional, organizada pela Igreja Católica a cada 2 ou 3 anos num pais diferente, com o objetivo de promover o encontro do papa com jovens católicos e de outras religiões do mundo todo. Foi criada em 1985 pelo Papa João Paulo II para quem “... A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.”
Para arrecadar fundos para passagem e estadia, o Grupo Jovem está fazendo eventos e vendendo doces de Pelotas no final das missas. Colabore.

Sacramento da iluminação

O que é o Batismo?
É um dos sacramentos da iniciação cristã, junto com a Eucaristia e a Confirmação. São esses sacramentos que estabelecem os fundamentos da vida cristã.
O Batismo recebe esse nome por causa do rito central com o qual é celebrado: batizar significa “imergir” na água. Quem é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com ele como “criatura nova” (2cor 5,17). É chamado também de “banho da regeneração e renovação do Espírito Santo” (Tt 3,5) e de “iluminação” porque o batizado se torna “filho da luz“ (f 5,8-9).
Fonte: Compendio do Catecismo da Igreja Católica, nº 251.
Para quem deseja batizar em nossa paróquia é necessário fazer uma preparação, cuja inscrição é feita às sextas-feiras, na parte da tarde, na secretaria da paróquia. Informações sobre datas de preparação e posterior batizado podem ser conseguidas pelo telefone (53) 3222-3678 ou através do e-mail paroquiadoporto@gmail.com.

Opções de Missão

Sob o título de “Atividades fixas de nossa paróquia”, o Boletim Informativo trimestral, distribuído recentemente, nos apresenta um amplo leque de opções de atividades pastorais, espirituais e de ação social nas quais os paroquianos que desejarem poderão integrar-se e exercer sua cidadania batismal, ou seja, serem discípulos missionários para a propagação da Palavra de Deus e ajuda aos irmãos necessitados. Vale lembrar que no ato do seu batismo o batizado recebe este mandato: “Seja luz de Cristo”.
Procure o pároco ou os integrantes do Conselho Paroquial de Pastoral e inscreva-se.
Trabalho é o que não falta.

Canal de comunicação com Deus

Entre as atividades fixas do B.I. a agenda do Grupo de Oração Sagrado Coração de Jesus da Oficina de Oração e Vida, do Apostolado da Oração e da Confraria do Rosário, que são preciosas oportunidades de oração que nossa paróquia oferece para as pessoas orarem juntas e até aprenderem a orar. Entretanto, rezar só no grupo de oração, na oficina, no dia da reunião do Apostolado ou da Confraria é muito pouco. A todo instante devemos rezar, mas a Igreja propõe momentos para uma oração diária continua: oração da manhã e da tarde, antes e depois das refeições. Incentiva, ainda, a reza do Santo Rosário e a Eucaristia, a oração mais perfeita.
Segundo o catecismo, “as formas essenciais de oração são a bênção e a adoração, a oração de súplica e a intercessão, a ação de graças e o louvor. A Eucaristia contém e exprime todas as formas de oração.” (Compêndio do Catecismo nº 550)
“Para bem rezar”, que está na contracapa do BI é um conjunto de dez dicas para quem deseja fazer uma oração bem feita. Vale a pena ler.
Disse Jesus: “Orai sem cessar”. Então ...

O verdadeiro dízimo

Em sua mensagem no boletim informativo paroquial, nosso pároco divulga o Projeto Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, demonstrando que o dízimo é bíblico, pois está fundamentado na Palavra de Deus, devendo, por isso, basear-se na teologia da gratuidade e alteridade, dar sem nada receber. O Dízimo, dado por amor a Deus, deve ser oferenda, partilha e missão. Pe. Edison critica um dízimo baseado na Teologia da Prosperidade (dar para ganhar mais, para acumular mais) e o da Teologia da Miséria (dar as sobras do tempo e dos bens). O verdadeiro dizimo é também missão, doação do nosso tempo para ajudar a espalhar o Reino de Deus, levando a sua palavra aos que estão afastados, através das pastorais e serviços existentes na paróquia. Nossa oferta mensal em dinheiro mantém o templo e as necessidades materiais; mais do que isso, é partilhado com os irmãos carentes e financia a missão. Não cai do céu e nem vem de Roma. É nosso compromisso. Doe pouco ou muito do seu tempo ou dinheiro, mas doe.
Deus tudo nos dá; por amor nos deu Jesus Cristo, que morreu na cruz para nos salvar.
Através do Dizimo retribuímos a esse Deus-Amor. Dízimo não é taxa, não é imposto, não é
mensalidade, ao é uma divida comercial; é manifestação do nosso amor a Deus. O valor, maior ou menor, generoso e sem limites, e o tempo que dedicamos às coisas de Deus depende do tamanho do amor a Deus e aos irmãos.
Pe. Edison sugere as seguintes leituras sobre os fundamentos bíblicos: MT 10,5-10; Nm 18,23-24; Dt 16,16-17; Eclo 35,4.6.8-15; Lc 18,8-14; Lc 21,1-4; At 2,42-47. Reflita.

A perseverança dos neo-comungantes


Acontecerá no dia 22 de maio, às 19h30, um encontro com os pais dos catequizandos da primeira e segunda etapa que estão se preparando para a receber a Eucaristia.

O encontro faz parte de um esforço de conscientização dos pais de que eles são importantes no processo de evangelização e conversão dos filhos, posto que após receberem a eucaristia pela vez primeira, eles vão depender muito do incentivo dos pais para perseverarem. Isso vai implicar, normalmente, que os pais acompanhem a vida religiosa dos filhos, participando com eles das celebrações. Como diz o ditado: “as palavras comovem, os exemplos arrastam”.


Horário da Secretaria

Rua Gomes Carneiro, 1291
Terça a sexta-feira – 13h30 às 17h30
Sábado – 14h às 17h30