06 outubro 2010

A Confirmação da Crisma

No próximo domingo na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, aqui em Pelotas, mais conhecida por Igreja do Porto, haverá a cerimônia de Confirmação da Crisma com a presença do bispo D. Jacinto Bergmann às 19h, na Missa da Família.

A Crisma é, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, umas das partes dos “sacramentos da iniciação cristã”.

É a confirmação da presença e a ação do Espírito Santo nos sacramentos. É considerar o dom do Espírito Santo nos aspectos de militância, força, testemunho e alegria na fé catolica. Assim confirma-se pela frase: "Recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo”, a ideia de uma igreja unida e forte

A palavra Crisma, no feminino, é o sacramento, que tem como simbologia o óleo santo. Quando usamos a Crisma queremos realçar o símbolo da unção com o óleo, portanto ao sermos crismados, somos ungidos pelo Espírito de Deus, para uma missão.

A palavra Confirmação significa que todo cristão, fortalecido pelo Espírito, é capacitado a assumir sua vocação e missão de batizado, para que persevere até o fim no testemunho de Jesus Cristo.

Portanto, ambos os nomes têm sua razão de ser.

Isto significa que a fé, na vida do cristão, é um processo. Alimentada, tem a capacidade de se desenvolver e amadurecer.

A fé é como uma planta que necessita de constante cuidados para crescer e ser capaz de dar frutos. O sacramento da crisma possibilita maior aperfeiçoamento e enriquecimento através do Dom do Espírito.

Com o Espírito Santo seremos cristãos 24 horas, isto é, no comprometimento com a paz, a justiça, a solidariedade. Ele é força, alegria, esperança, amizade, comunhão, e ele atua através das pessoas (inclusive daquela que não tem fé), dos sinais dos tempos, das situações políticas e dos desafios históricos.

CJ
PASCOM

Um comentário:

  1. Olá, amigos na fé
    Recortei esse pedaço escrito com muita sabedoria:
    "Ele é força, alegria, esperança, amizade, comunhão, e ele atua através das pessoas (inclusive daquela que não tem fé)"...
    Isto colocado entre parentese é fenomenal da parte do Senhor.. só Ele mesmo para ser assim tão imparcial...
    Abraços fraternos e boa Festa espiritual para todos.

    ResponderExcluir