31 outubro 2010

Santo Afonso Rodrigues


Santo Afonso Rodrigues SJ, nascido Alonso Rodríguez, (Segóvia, 25 de Julho de 1532 - Palma de Maiorca, 31 de outubro de 1617) foi um sacerdote jesuíta espanhol.
Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares, com quem teve dois filhos; todos, com o tempo, faleceram. Ao entrar em crise espiritual por esse motivo, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Superando isso, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como irmão, e depois do noviciado, foi enviado para o colégio de formação.
No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro e a todos prestava vários serviços, e dentre as virtudes que conquistou, foi, para os fiéis, a obediência a sua prova de verdadeira "humildade".
Tinha como regra: "Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a vontade divina". Este "Santo", com sua "espiritualidade", alegadamente ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver. Quanto ao futuro apostolado na Colômbia.
Santo Afonso Rodrigues, sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617. A sua festa celebra-se no dia 31 de Outubro, dia da sua morte.

Fonte: Wikipedia

2 comentários:

  1. Não conhecia esse Santo amigo, obrigada pela partilha.

    Voltarei com mais tempo para ver melhor seu espaço.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meus irmãos na Fé
    Incentivo-os a publicarem sempre a vida dos santos: homens iguais a nós... com a diferença que se Abandonam n'ele... Confiam... INTEIRAMENTE...
    Precisamos aprender mais sobre os santos canonizados ou não...
    Tenham ótimo dia cuja memória deles hoje se dá...
    Abraços fraternais

    ResponderExcluir