19 abril 2011

Mensagem Ao Povo de Deus

Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas



Nesta minha primeira “Mensagem ao Povo de Deus” como primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, quero falar ao coração de cada arquidiocesano e arquidiocesana: seja criança, jovem, adulto ou idoso.
Vamos agradecer juntos a Deus pelo ato de confiança e apreço do Papa Bento XVI por ter criado a Província Eclesiástica de Pelotas, por ter elevado a nossa Diocese em Arquidiocese Metropolitana de Pelotas, por ter nomeado a mim, simples servo da Vinha do Senhor, como primeiro Arcebispo Metropolitano de Pelotas. Mais que mérito nosso, é pura gratuidade do nosso Deus Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.
Vamos acolher juntos o significado deste ato pontifício, que veio no contexto da recém celebração do Centenário da Diocese de Pelotas e no contexto do início da celebração do Bicentenário da Cidade de Pelotas, ela sendo a sede metropolitana da nova Província Eclesiástica. Qual é esse significado? Claramente é uma valorização da Igreja Católica na nossa região metade sul do Estado gaúcho; uma comprovação positiva de nossa caminhada eclesial conjunta como Interdiocesano do Regional Sul 3 da CNBB; um fortalecimeto dessa caminhada eclesial conjunta através do apoio jurídico-pastoral por parte do Vaticano enquanto representante da Igreja Universal; uma confiança na nossa potencialidade de batizados e batizadas na construção do Reino de Deus em nosso meio.
Vamos abraçar juntos, a responsabilidade que este ato pontifício nos incumbe, que é de construirmos mais e melhor a Igreja de Cristo em nossa região. Devemos com coragem assumir um compromisso maior com Jesus Cristo – Caminho certo, Verdade segura e Vida plena; devemos com alegria viver uma vida eucarística mais intensa de participação, de doação, de partilha e de graça; e devemos com vigor lançar-nos para uma missão mais audaz de evangelizar a “terra santa” que é nosso povo querido desta região.
Por fim, respondendo uma pergunta que está no ar: o que muda com a criação da Província e a elevação à Arquidiocese? Resposta: em si não muda muito, mas nos desafia a todos - a mim arcebispo, a nós presbíteros e diáconos, a nós relgiosos e religiosas, a nós lideranças pastorais e a nós batizados e batizadas - a prestarmos um maior serviço de unidade. Unidade como Província Eclesiástica e unidade como Arquidiocese. Agora mais ainda vale a máxima: fazer muito, é bom; fazer muito bem, é melhor; mas fazer juntos, é divino. Nós somos a Arquidiocese Metropolitana de Pelotas. Ela será grande se cada um e cada uma for grande!
Enviando a minha primeira bênção de Arcebispo Metropolitano, humildemente peço a oração de todos e todas, para que eu seja, dentro de minhas forças, sinal e promotor da unidade.

Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo Metropolitano de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário