20 abril 2011

A Primeira Páscoa da Arquidiocese

Mensagem de Páscoa que a Pascom recebeu do Arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, a qual retribuimos através deste modesto site.

A PRIMEIRA PÁSCOA DA ARQUIDIOCESE

A palavra “páscoa” vem do hebraico “pessah” que significa “passagem”. No Antigo Testamento houve a páscoa, a pessah, a passagem do povo de Deus do Egito para a Terra Prometida – passagem da escravidão egípcia para a liberdade prometida. No Novo Testamento aconteceu a páscoa, a pessah, a passagem da morte na cruz para a ressurreição eterna do Filho de Deus – passagem da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus.
Assim a Páscoa, a Pessah, a Passagem que os cristãos celebram é a festa mais relevante de sua fé. Atualizando a passagem da morte na cruz para a ressurreição eterna de Jesus Cristo, nós vivenciamos Nele a nossa passagem da morte do pecado para a vida da graça.
O Papa Bento XVI, como pastor universal, olhando com carinho a nossa realidade regional da metade sul do estado gaúcho e, por isso, eregindo, na semana que antecedeu a Páscoa deste ano de 2011, a Província Eclesiástica de Pelotas e elevando a nossa Diocese em Arquidiocese Metropolitana de Pelotas, proporcionou-nos a possibilidade de vivermos a primeira Páscoa como Arquidiocese. O que significa isso?
Além de vivenciarmos a passagem da morte na cruz para a ressurreição eterna de Jesus Cristo e Nele a nossa passagem da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus, temos a graça de vivermos a passagem de uma valorização mais intensa da Igreja Católica na nossa região metade sul do Estado gaúcho; a passagem de uma comprovação positiva de nossa caminhada eclesial conjunta como Interdiocesano do Regional Sul 3 da CNBB; a passagem de um fortalecimento maior dessa caminhada eclesial conjunta através do apoio jurídico-pastoral por parte do Vaticano enquanto representante da Igreja Universal; e a passagem de uma confiança mais consciente na nossa potencialidade de batizados e batizadas na construção do Reino de Deus em nosso meio. É nosso dever, pois, abraçarmos juntos a responsabilidade que o ato pontifício da criação da Província e a elevação para Arqudiocese nos incumbe, que é de construirmos mais e melhor a Igreja de Cristo em nossa região. Devemos com coragem assumir um compromisso maior com Jesus Cristo – Caminho certo, Verdade segura e Vida plena; devemos com alegria viver uma vida eucarística mais intensa de participação, de doação, de partilha e de graça; e devemos com vigor lançar-nos para uma missão mais audaz de evangelizar a “terra santa” que é nosso povo querido desta região.
É a nossa primeira Páscoa como Arquidiocese de Pelotas. Vivenciá-la profundamente só nos fará mais felizes! Portanto, desejo a todos os arquidiocesanos e arquidiocesanas uma FELIZ PÁSCOA de 2011.

Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo Metropolitano de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário