23 junho 2011

Mais sobre a festa

Feira Paroquial com Mateada e Dia da Saúde
        Constará de atividades físicas, artísticas e de lazer, bem como de prestação de serviços de saúde, em tendas colocadas na Rua Gomes Carneiro, que será fechada ao trânsito na frente do salão paroquial. Haverá Exposição de Carros Antigos e da Escada Magirus do Corpo de Bombeiros e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. A gauchada, de pilcha ou despilchada, não foi esquecida, pois haverá Mateada com distribuição gratuita de erva-mate e água quente. A parte artística fica por conta da apresentação da Banda da Brigada Militar e da exposição de artesanato
       Participarão com tendas as pastorais da Saúde, Ação Social, as Comunidades de Base e outros organismos da Paróquia.
No que se convencionou chamar de Dia da Saúde, teremos presente a Rede de Farmácias Tchê, medindo pressão e glicose, Curso de Enfermagem da UCPEL com diversas atividades do curso, o Plano de Saúde Angelus Pax com atendimentos de Saúde e a Ótica Princesa, fazendo teste de visão.
A defesa do meio ambiente foi lembrada com importante atração, que será a Exposição de animais empalhados da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
Outra atração do Dia da Saúde será o Chico, mascote do Hospital S. Francisco de Paula, que promete ser uma presença marcante na nossa Feira Paroquial.
      A grande torcida da Comissão de Festeiros é que faça tempo bom com um lindo dia de sol, pois se chover o evento não acontecerá, obviamente.
              
Gincana da Caridade
Está em andamento em nossa paróquia, desde 1º de junho, e encerra-se dia 1º de julho, a Gincana da Caridade, uma das novidades da programação da Festa do Padroeiro 2011, cujas tarefas arrecadarão alimentos, roupas, calçados, e “kit higiene” para doentes carentes hospitalizados e interpretação bíblica.
Qualquer pessoa, associação ou empresa da comunidade pode organizar a sua equipe, dar-lhe um nome e registrar na Secretaria da Igreja do Porto. Estão inscritas equipes pertencentes aos grupos de catequese, pastorais, movimentos e comunidades. As tarefas deverão ser cumpridas dia 27 de junho (segunda-feira) das 9h às 11h, e na parte da tarde, das 14h às 17h, no salão paroquial.
Já houve uma primeira entrega no dia 13 de junho. A impressão que se tem é que as equipes estão guardando munição para surpreender as concorrentes, entregando na última hora, quando mostrarão todos os seus trunfos.
Aguardemos para ver se isto se confirma. Haverá também uma tarefa de interpretação bíblica, para a qual o coordenador da gincana, Alam Dias e o pároco, Pe. Reges Brasil, definiram o texto de Lc 24,13-35. Para cumprir esta tarefa as equipes devem fazer os passos da Leitura Orante da Bíblia sobre esta passagem do Evangelho, seguindo o roteiro entregue no ato da inscrição e depois criar um instrumento de comunicação que mostre o resultado do processo da Leitura Orante.
Inscrições e regulamentos na secretaria da Igreja, à tarde. A premiação consistirá de troféu para o primeiro lugar e medalhas para todas as equipes participantes.

Procissão sobre rodas
Outra novidade da programação que promete movimentar a paróquia nesta edição da Festa do Padroeiro é a Procissão Motorizada e Bicicletada, com bênção a todos os participantes, e que acontecerá no Dia do Padroeiro, 1º de Julho, ás 19h, com saída da frente da igreja.
Para atingir um bom número de participantes estão sendo visitadas entidades de ciclistas, motoclubes, pontos de taxi e moto-taxis e de jipeiros, alem de ser feita uma ampla divulgação pelos órgãos de imprensa.
O itinerário da procissão será: Matriz – G. Carneiro – XV Novembro – B. Constant – A. Chaves – G. Carneiro – Garibaldi – D. Pedro II, terminando na frente do Supermercado Paraíso, sito na D. Pedro II, esquina A. Rosa, de onde seguirá a pé para a Igreja Matriz para a Missa Festiva do Padroeiro. Pede-se que todos os participantes levem tocha para tornar este trecho da procissão um rio de luzes que corre para a Matriz.


Veja a programação da Festa do Padroeiro, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário