17 novembro 2011

Dies Domine

O Dia do Senhor – como foi definido o domingo, desde os tempos apostólicos – mereceu sempre, na história de Igreja, uma consideração privilegiada devido a sua estreita conexão com o próprio núcleo do mistério cristão. O domingo, com efeito, recorda, no ritmo semanal do tempo, o dia da ressurreição de Cristo. É a Páscoa da Semana, na qual se celebra a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.

... a Igreja, ao comemorar, não só uma vez ao ano, mas em cada domingo, o dia da ressurreição de Cristo, deseja indicar a cada geração aquilo que constitui o eixo fundamental da história. ...

... Todos aqueles que tiveram a graça de crer no Senhor ressuscitado não podem deixar de acolher o significado deste dia semanal, com o grande entusiasmo que fazia S. Jerônimo dizer: O domingo é o dia da ressurreição, é o nosso dia. Com efeito, ele para os cristãos o principal dia de festa.

Ao domingo, portanto, aplica-se, com muito acerto, a exclamação do Salmista: “Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria” (118, 24)

Extraído da Carta Apostólica Dies Domini de João Paulo II.

Foto: Entrada da Igreja-matriz Sagrado Coração de Jesus, de Alexandre Neutzling.

Venha santificar o seu domingo na nossa bonita igreja matriz.
Horários: sábado – 18h; domingo: 10 e 19h.

2 comentários:

  1. Que esplêndida foto de nossa Matriz. Me fez lembrar um artigo de Dom Gerard Calvet, OSB. Nesse artigo ele fala que "entra-se na Igreja por duas portas: a porta da inteligência e a porta da beleza." Disponivel em: http://ars-the.blogspot.com/2011/06/o-poder-atrativo-da-beleza-liturgica.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Rubens, sou o autor da foto. Abraço!

    ResponderExcluir